TERAPIA COM ONDAS DE CHOQUE

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

O que é a Terapia por Ondas de Choque?

A Terapia por Ondas de Choque (TOC) – em inglês, Extracorporeal ShockWave Therapy (ESWT) – é um método recente que tem sido utilizado para tratamento de algumas patologias musculoesqueléticas. É um método não invasivo, feito em consultório, com bom custo-benefício.

O princípio da técnica é a produção de energia mecânica por alta pressão do ar. Essa energia é propagada nos tecidos como efeito terapêutico primário, e os efeitos secundários se referem aos efeitos biológicos que podem levar ao reparo e regeneração dos tecidos, causando alterações micro-funcionais e micro-estruturais.

Principais Benefícios do Tratamento com Ondas de Choque

  • Alivio rápido e eficiente da dor;
     

  • Reduzir a inflamação;
     

  • Estimular a formação de novos vasos sanguíneos;
     

  • Aumentar a produção de colágeno;
     

  • Restauração da mobilidade;
     

  • Tratamento não invasivo;
     

  • Efeito duradouro;
     

  • Sem anestesia e medicação;
     

  • Sem efeitos secundários.

aplicação de ondas de choque em pé de paciente

A Terapia por Ondas de Choque Indicada em Quais Casos?

É frequentemente indicado como uma opção de tratamento conservador secundário para condições musculoesqueléticas recalcitrantes, que não respondem ao tratamento padrão. Essas indicações incluem tendinites, bursites, lesões ligamentares, fascite plantar, calcificação de tendão, lesões musculares, dor no ombro, dor patelar, dor no pescoço e costas, epicondilite lateral, entre outros.

 

Além disso, doenças relacionadas ao osso e à cartilagem, como a não união de fraturas, osteonecrose da cabeça do fêmur e edema de medula óssea relacionado à osteoartrite do joelho (BME), estão entre a gama de indicações clínicas.

Como funciona o Tratamento com Ondas de Choque

O Tratamento por Ondas de Choque visa eliminar as dores de pacientes com problemas musculoesqueléticos como: tendinite, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas.

 

Aplicado ao sistema musculoesquelético, a técnica resulta em alterações estruturais no tecido, estimulação de crescimento ósseo, estimulação do processo regenerativo do tecido e eliminação das calcificações. ⠀

 

O tratamento convencional para tendinites envolve medicações, repouso e compressas de gelo, mas não funciona da mesma forma para todos. Estudos mostram que a cada dez pessoas que se machucam, três acabam ficando com dor crônica.

 

O Tratamento por Ondas de Choque não é realizado com choques elétricos e sim com ondas de impacto, por isso, é a melhor opção por não ser um tratamento invasivo, não deixa cicatriz e não há necessidade de hospitalização.

A evidência de pesquisa para a eficácia clínica da Terapia por Ondas de Choque, varia entre as condições indicadas. Existem boas evidências baseadas em revisões sistemáticas para apoiar o uso para tendinopatia calcificada do ombro, tendinopatia de aquiles, osteoartrite de joelho, osteonecrose em estágio inicial da cabeça femoral e fascite plantar. No entanto, a evidência de pesquisa para a eficácia na epicondilite lateral é variável e está faltando para tendinopatia patelar.

coluna vertebral vetorizada

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago