O que é a Fisioterapia Pré-Operatória?
Saber que você irá realizar um procedimento cirúrgico não é fácil, muitas coisas passam pela cabeça e você deve se preparar tanto mentalmente quanto fisicamente. E para preparar o corpo antes de um evento estressante como a cirurgia, a fisioterapia como pré-reabilitação, visa desenvolver a capacidade dos pacientes de resistir ao estresse para maximizar os resultados pós-operatórios.
Como a fisioterapia ajuda a melhorar os resultados da cirurgia?
A Fisioterapia tem como objetivo minimizar os efeitos da cirurgia, para que o paciente que realize uma pré-reabilitação de sucesso, tenha um tempo de recuperação mais curto, menos dependência dos cuidadores e uma recuperação mais rápida das funções pré-operatórias.
Principais Benefícios da Fisioterapia Pré-operatória
-
Exercícios de mobilidade articular, afim de preparar o corpo para a cirurgia e o pós-cirúrgico;
-
Melhora no tempo de resposta do corpo para o retorno das atividades;
-
Menor tempo de recuperação;
-
Fortalecimento dos músculos próximos ao local da cirurgia;
-
Menos estresse e ansiedade do paciente para a cirurgia;
-
Menor tempo de dependência de cuidadores;
Exercícios neuromusculares, diminuição da dor, melhorar o desequilíbrio de força muscular e preservar a mobilidade são alguns dos objetivos a serem alcançados nesse período, assim como realizar alguns testes funcionais que variam de indivíduos para montar uma base para acompanhamento do tratamento.
Estudos recentes incluem o tratamento pré-operatório como parte do protocolo de reabilitação com intuito de maximizar o retorno de atletas ao esporte, assim como em pacientes que precisam realizar a cirurgia de artroplastia que seria a prótese de quadril ou joelho.
E como funciona a Fisioterapia Pré-Operatória?
Fisioterapia Pré-Operatória é indicada em quais casos?
A Fisioterapia Pré-Operatória é indicada em quase todos os casos de cirurgia, mas os casos em que mais atendo são:
Cirurgia de Quadril (Síndrome do impacto femoroacetabular, Prótese de quadril, Necrose avascular da cabeça do fêmur)
Cirurgia do Cotovelo (Pós-fratura, Prótese de cotovelo, Lesão ligamentar)
Cirurgia na Coluna Lombar ou Coluna Cervical (infecção, fratura e tumor)
Cirurgia do Ombro (Lesão em slap, Reparo de manguito rotador, Fratura de clavícula )
Cirurgia de Joelho (Menisco, LCA, Prótese de joelho)
Hernia de Disco (Laminectomia, Artrodese e Prótese de disco intervertebral
“Estar preparado para uma cirurgia é primordial para uma recuperação rápida e saudável”
- Dr. Edson Santiago
Um Fisioterapeuta te auxilia a passar pela trajetória da cirurgia de uma forma mais leve e saudável, facilitando a reabilitação e o pós-cirúrgico. A primeira etapa é a preparação, entender todos os pontos do seu quadro e realizar os melhores exercícios para auxiliar o seu corpo a se adequar com movimentos que você terá que executar após a cirurgia. Trabalhando também o fortalecimento dos músculos próximos ao local, para que o paciente tenha sua mobilidade de volta quanto antes!
Se preparar para uma cirurgia requer diversos cuidados, e posso te auxiliar nessa jornada. Além de preparar o corpo, ir para a cirurgia com a mente tranquila e sabendo que o processo pré-operatório foi ótimo e te preparou para aquele momento, é extremamente tranquilizador para a mente! Você estará menos ansioso, menos estressado e sabendo que o pós-cirúrgico pode ser mais tranquilo e rápido.