Link para Whatsapp do Edson Santiago
  • Edson Santiago

Dor Crônica: principais causas, sintomas e tratamento

Quase um terço da população apresentará algum tipo de dor crônica durante a vida, mas você sabe o que é a dor crônica?

A dor crônica é definida sendo aquela que se mantém de 3 a 6 meses ou mais, sendo um grande desafio para os clínicos.

Sintomas mais relatados estão relacionados a incapacidade física em relação a atividades do dia a dia, fatores psicológicos também estão associados como, depressão, ansiedade, catastrofização, medo e fatores sociais  influenciam diretamente e são preditores para sentir dor crônica. Além disso há evidências que a interpretação cognitiva da dor é fundamental para a sua percepção e estratégias de enfrentamento tem se mostrado eficaz no tratamento.


Quais são os principais tipos de Dor Crônica?

A principal dor crônica é a dor de cabeça, seguida da dor na coluna. Por exemplo, 75% das pessoas irão experimentar ao menos uma vez na vida um "travamento" na coluna lombar, enquanto cerca de 38% irão desenvolver algum tipo de dor na coluna durante a vida. Estas duas dores correspondem a maioria das dores, seguidas das dores nas articulações.

Ainda não se provou porque estas regiões são mais afetadas, mas acredita-se que na dor de cabeça os fatores hormonais são os principais fatores relacionados, enquanto na coluna o modelo biopsicossocial, que são os fatores biológicos e psicológicos como: depressão, ansiedade e medo, seria o mais importante.


Como são nomeadas os tipos de Dor Crônica?

A dor Nociceptiva é definida como dor decorrente dano real ou ameaçador ao tecido não neural e é devido à ativação dos receptores, ou como dor atribuível à ativação do receptor periférico terminais de neurônios aferentes primários em resposta a estímulos químicos, mecânicos ou térmicos nocivos.

A dor Neuroplástica é definido como uma amplificação da sinalização neural dentro do sistema nervoso central que provoca hipersensibilidade à dor que é o aumento desproporcional dos neurônios nociceptores, geralmente esses pacientes referem uma dor generalizada, sensibilização a luz forte, dor ao urinar, fadiga ao acordar, dificuldade de se concentrar.

Já a dor Neuropática é a mais comum atingindo de 20 a 35% essas pessoas estão mais propensas a terem depressão e redução da qualidade de vida, sendo uma dor mais plausível e demarcada, uma avaliação criteriosa e uso de questionários para identificar a causa sempre é uma boa opção no diagnóstico funcional dessa alteração.


Tratamento:

Estratégias Cognitivo-Comportamentais, estratégias de Enfrentamento, mindfulness e exercícios específicos e um atendimento personalizado tem se mostrado eficaz no estudos, assim como atividade física e um estilo de vida saudável, a utilização de uma equipe multidisciplinar pode ser necessário para obter os resultados desejados.


Fisioterapeuta pode ajudar na Dor Crônica?

Assim como na Dor no Quadril, o tratamento com fisioterapia é indicado para a Dor Crônica! Após identificar a causa do sintoma, o Fisioterapeuta traça um plano de tratamento para realizar exercícios e em alguns casos até a acupuntura, tudo para promover o alívio da dor. Na maioria das vezes, a fisioterapia atua na forma de melhora do sintoma das dores e de forma preventiva.

É importante que seu fisioterapeuta esteja atualizado quanto aos seus outros tratamentos médicos e, embora você possa aprender muitas práticas em livros e vídeos, é fundamental consultar um profissional para que você tenha as orientações adequadas para o seu caso.


Referências:

Pitcher MH, Prevalence and Profile of High-Impact Chronic Pain in the United States 2018

Fancourt D, Steptone A: Physical and Psychosocial Factors in the Prevention of Chronic Pain in Older Age; 2018

Jo Nijs, Apeldoorn A, Hallegraeff H; Low Back Pain: Guidelines for the Clinical Classification of Predominant Neuropathic, Nociceptive, or Central Sensitization Pain; Pain Physician 2015; 18:E333-E346

8 visualizações

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

CONTATO

Telefone - +55 (11) 96933 - 5115

 

Crefito - 3/199866-F

Redes - 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

LOCAIS

Rua Barata Ribeiro, 490 - cj. 94 - Bela Vista - SP