top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Vitor Maneschy

Fibromialgia: A doença invisível

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Uma doença invisível, responsável pelo sofrimento de muitos e cercada de mistérios perante à comunidade médica, é nosso assunto de hoje.


O que é a fibromialgia?

É difícil providenciar uma boa explicação ao falarmos de fibromialgia, levando em conta de que é uma doença multidisciplinar e que é, ocasionalmente, associada com outras doenças como: diabetes, infecções, desordens psiquiátricas ou neurais, patologias reumatologicas, etc.


Homem sentido fortes dores da Fibromialgia.

O agente principal da fibromialgia é a sensibilização, isso incluí sensibilização central, geralmente referidas à rigidez das juntas, dor crônicas em múltiplos pontos sensíveis, também estão presentes sintomas sistemáticos que incluem: disfunção cognitiva, problemas de sono, ansiedade e episódios depressivos.


Atualmente, não existe nenhuma cura para a fibromialgia.


Qual é a causa da fibromialgia?

A causa exata da fibromialgia é, infelizmente, algo que ainda não foi descoberto. Uma das razões da doença é quando existe uma deficiência na produção de insulina no corpo.



O diagnóstico e a sua importância!

Uma das dificuldades presentes na vida daqueles que sofrem com fibromialgia é a falta de um diagnóstico, especialmente, a falta de um diagnóstico correto. Por ser uma doença multidisciplinar que se assemelha a diversas outras patologias, é difícil obter uma resposta conclusiva, em uma única consulta médica.


Algo que pacientes que suspeitam possuir a doença podem fazer, é uma autoavaliação, apalpando certos pontos no corpo conhecidos como os “pontos dolorosos”. Abaixo, você pode conferir uma imagem que representa esses pontos.


Ilustração dos pontos de dores da Fibromialgia, para facilitar o auto-diagnóstico.
Fonte da Imagem: National Library of Medicine

Ao colocar uma leve pressão nos pontos indicados, o paciente com fibromialgia deve sentir um desconforto local ou até referido.

Se não houver nenhuma lesão prévia no local apalpado e notar que possui alguns desses pontos dolorosos, a recomendação é buscar a ajuda profissional de um especialista.



É algo emocional?

Não. Justamente pela deficiência em produzir o hormônio da serotonina é comum que pacientes com fibromialgia tenham experienciado ou sofram de alguma condição psiquiátrica.


Por se tratar de uma patologia multidisciplinar, é imperativo que o curso do tratamento seja determinado em uma abordagem - igualmente - multidisciplinar.


Como a fisioterapia pode ajudar?

Por se tratar de uma doença que trabalha diretamente com dor em locais como as juntas e pontos gatilhos, o tratamento fisioterapêutico é capaz, sim, de providenciar um cuidado para o paciente de fibromialgia.


Dr. Edson Santiago em sessão de Fisioterapia.

É comum que pacientes com a doença sejam incentivados a realizar algum tipo de atividade física, porém é certo que com a quantidade de dor que muitos deles experienciam diariamente, se torna uma situação muito mais “ideal” do que viável. O fisioterapeuta pode ajudar com isso, prescrevendo exercícios e os realizando com o paciente (moldando cada treino para o limite de cada pessoa).


Existem outros tratamentos que o fisioterapeuta pode aplicar para ajudar no controle da dor em si. Alguns exemplos são;



O profissional certo para você!

O Dr. Edson Santiago desfruta das mais novas tecnologias e um toque humano, em uma abordagem combinada e com um padrão de excelência, para devolver seus pacientes a um estado melhor que antes da lesão.


O tratamento que você precisa, o cuidado que você merece!

Está sofrendo com Dores? Clique aqui!

Um relato de dor



Bibliografia:

- PubMed


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page