Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
  • Edson Santiago

Ciclismo: principais lesões, suas causas e como evitar

Considerado o sétimo esporte mais saudável pela revista Forbes, em 2010, o ciclismo vem ganhando adeptos por todo o mundo, e com isso, o número de lesões associadas ao esportes também cresceram significativamente.

Apesar do ciclismo proporcionar resistência muscular, força, flexibilidade e outros grandes benefícios, se praticado de maneira incorreta pode causar danos corporais.



As lesões causadas pelo próprio movimento das pedaladas são relativamente raras, quando comparadas a outros esportes, como corrida e outras modalidades de alto impacto como o futebol. Conheça as principais lesões e suas causas:

  • Lesões Dermatológicas: Assaduras são lesões frequentes, porém de fácil solução.

  • Lesões Ocasionadas por Quedas: A maior incidência de lesões no ciclismo é decorrente de quedas e acidentes com o ciclista.

  • Lombalgia: Os principais fatores causadores das lombalgias podem ser: má adequação da bicicleta ao ciclista, desequilíbrio muscular, fraqueza muscular, lesões mal tratadas, mal ajuste da bicicleta, terrenos muito acidentados ou com longos aclives e declives acentuados, entre outros...

  • Dores no Joelho: Sendo a lesão ortopédica mais comum dos membros inferiores entre ciclistas, a dor no joelho se divide em quatro partes:

  • Dor anterior (na frente): dor que acomete diretamente na rótula (patela) e se deve à inadequação da altura do selim.

  • Dor posterior (atrás): dor nos tendões posteriores, também pode estar ligada ao selim mal posicionado e ao uso de bicicletas de engrenagem fixa.

  • Dor medial (no interior do joelho): está ligada à colocação inadequada do grampo no pedal, quando posicionados muito perto do interior do pedal de ciclismo aumentam a distância entre os pés, podendo estressar os ligamentos colaterais internos e causar dor no joelho medial.

  • Dor lateral (no exterior): causada pela Síndrome dolorosa do trocante maior, é uma dor que ocorre quando a banda de TI (uma banda fibrosa do tecido conjuntivo que corre do quadril ao longo da coxa até a tíbia) torna-se estressada e inflamada.


Conclusão

Como você pode ter reparado, algumas lesões são causadas pelo ajuste impróprio da bicicleta para o ciclista, e na maioria das vezes, o ajuste da bicicleta é feito pelo próprio ciclista com base em tentativa e erro, passando despercebido por ajustes na posição do selim, guiador ou dos tacos das sapatilhas. Podem parecer bobos, mas estes ajustes têm sido relacionados diretamente com a ocorrência de lesões, além de afetar diretamente o desempenho dos ciclistas.

Para minimizar o risco de lesão e melhorar o desempenho do ciclista, a Pedal Power Brasil trabalha com uma técnica super interessante chamada Bike Fit, onde um um bike fitter profissional avalia o funcionamento do corpo do ciclista e utiliza as melhores ferramentas para tomar decisões apropriadas de ajustes dos pontos de contato entre o ciclista e a bicicleta.




Conheça mais sobre o Bike Fit




Exercícios para evitar lesão no quadril


Uma rotina de musculação unida a um tratamento fisioterapêutico com exercícios direcionados às lesões mais recorrentes no esporte, como dores na parte da frente do joelho, na lombar, quadril, pescoço, assoalho pélvico, tornozelos e mãos, é bastante importante para evitar danos maiores e até o abandono do esporte.

Separei três exercícios de prevenção de lesões no quadril para ciclistas, confira:



Exercício 1


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;


Descrição do exercício:

Deitado de barriga para cima, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.


Pés levemente fechados e apoiados pelo calcanhar com  joelhos abertos. Braço paralelo ao corpo.

Exercício consiste em levantar o quadril e baixar sem deixar que o mesmo toque o solo 4X15 repetições.




Exercício 2


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;

Descrição do exercício:

Deitado de lado, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.

Joelhos fletidos a 45° e tronco levemente flexionado, calcanhares apoiados um no outro.

Exercício consiste em abrir e fechar o joelho sem deixar que o mesmo se encoste. 4X15 repetições.




Exercício 3


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;

Descrição do exercício:

Em pé de frente para o espelho, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.

Joelhos fletidos a 45° e tronco levemente flexionado, com os pés na mesma largura do quadril.

Exercício consiste em retirar um pé do solo e afastar o joelho um do outro, obs: O pé apoiado no chão, o joelho irá tender a se juntar, quanto mesmo o pé apoiado balançar melhor está sendo executado o exercício.



0 visualização

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

CONTATO

Telefone - +55 (11) 96933 - 5115

 

Crefito - 3/199866-F

Redes - 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

LOCAL

Rua Barata Ribeiro, 490 - cj. 94 - Bela Vista - São Paulo

FUNCIONAMENTO

Segunda, terça, quarta, quinta e sexta