• Edson Santiago

Ciclismo: principais lesões, suas causas e como evitar

Considerado o sétimo esporte mais saudável pela revista Forbes, em 2010, o ciclismo vem ganhando adeptos por todo o mundo, e com isso, o número de lesões associadas ao esportes também cresceram significativamente.

Apesar do ciclismo proporcionar resistência muscular, força, flexibilidade e outros grandes benefícios, se praticado de maneira incorreta pode causar danos corporais.


Principais lesões que acontecem em ciclistas

As lesões causadas pelo próprio movimento das pedaladas são relativamente raras, quando comparadas a outros esportes, como corrida e outras modalidades de alto impacto como o futebol. Conheça as principais lesões e suas causas:

  • Lesões Dermatológicas: Assaduras são lesões frequentes, porém de fácil solução.

  • Lesões Ocasionadas por Quedas: A maior incidência de lesões no ciclismo é decorrente de quedas e acidentes com o ciclista.

  • Lombalgia: Os principais fatores causadores das lombalgias podem ser: má adequação da bicicleta ao ciclista, desequilíbrio muscular, fraqueza muscular, lesões mal tratadas, mal ajuste da bicicleta, terrenos muito acidentados ou com longos aclives e declives acentuados, entre outros...

  • Dores no Joelho: Sendo a lesão ortopédica mais comum dos membros inferiores entre ciclistas, a dor no joelho se divide em quatro partes:

  • Dor anterior (na frente): dor que acomete diretamente na rótula (patela) e se deve à inadequação da altura do selim.

  • Dor posterior (atrás): dor nos tendões posteriores, também pode estar ligada ao selim mal posicionado e ao uso de bicicletas de engrenagem fixa.

  • Dor medial (no interior do joelho): está ligada à colocação inadequada do grampo no pedal, quando posicionados muito perto do interior do pedal de ciclismo aumentam a distância entre os pés, podendo estressar os ligamentos colaterais internos e causar dor no joelho medial.

  • Dor lateral (no exterior): causada pela Síndrome dolorosa do trocante maior, é uma dor que ocorre quando a banda de TI (uma banda fibrosa do tecido conjuntivo que corre do quadril ao longo da coxa até a tíbia) torna-se estressada e inflamada.


Conclusão

Como você pode ter reparado, algumas lesões são causadas pelo ajuste impróprio da bicicleta para o ciclista, e na maioria das vezes, o ajuste da bicicleta é feito pelo próprio ciclista com base em tentativa e erro, passando despercebido por ajustes na posição do selim, guiador ou dos tacos das sapatilhas. Podem parecer bobos, mas estes ajustes têm sido relacionados diretamente com a ocorrência de lesões, além de afetar diretamente o desempenho dos ciclistas.

Para minimizar o risco de lesão e melhorar o desempenho do ciclista, a Pedal Power Brasil trabalha com uma técnica super interessante chamada Bike Fit, onde um um bike fitter profissional avalia o funcionamento do corpo do ciclista e utiliza as melhores ferramentas para tomar decisões apropriadas de ajustes dos pontos de contato entre o ciclista e a bicicleta.




Conheça mais sobre o Bike Fit




Exercícios para evitar lesão no quadril


Uma rotina de musculação unida a um tratamento fisioterapêutico com exercícios direcionados às lesões mais recorrentes no esporte, como dores na parte da frente do joelho, na lombar, quadril, pescoço, assoalho pélvico, tornozelos e mãos, é bastante importante para evitar danos maiores e até o abandono do esporte.

Separei três exercícios de prevenção de lesões no quadril para ciclistas, confira:



Exercício 1


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;


Descrição do exercício:

Deitado de barriga para cima, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.


Pés levemente fechados e apoiados pelo calcanhar com  joelhos abertos. Braço paralelo ao corpo.

Exercício consiste em levantar o quadril e baixar sem deixar que o mesmo toque o solo 4X15 repetições.




Exercício 2


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;

Descrição do exercício:

Deitado de lado, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.

Joelhos fletidos a 45° e tronco levemente flexionado, calcanhares apoiados um no outro.

Exercício consiste em abrir e fechar o joelho sem deixar que o mesmo se encoste. 4X15 repetições.




Exercício 3


Materiais utilizados:

  • Faixa Elástica;

  • Espelho;

Descrição do exercício:

Em pé de frente para o espelho, com elástico colocado 4 dedos acima da linha do joelho.

Joelhos fletidos a 45° e tronco levemente flexionado, com os pés na mesma largura do quadril.

Exercício consiste em retirar um pé do solo e afastar o joelho um do outro, obs: O pé apoiado no chão, o joelho irá tender a se juntar, quanto mesmo o pé apoiado balançar melhor está sendo executado o exercício.



101 visualizações0 comentário
coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago