top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Vitor Maneschy

Dor: conhecendo os tipos, as diferenças e ponto gatilho

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Um tema amplo como a dor é certamente difícil de abordar, hoje irei tentar minha mão ao explicar um pouco sobre os diferentes tipos, suas diferenças em sintomas e o que é o famoso “ponto gatilho”.


Um homem com dor nas costas.

As 4 faces da dor

A dor, em geral, pode ser divida em 4 tipos:

  • Dor nociceptiva: é causada por estímulos nocivos, como queimaduras, cortes, contusões e outras lesões. É a mais comum e é geralmente descrita como uma sensação aguda, aperto ou ardor.

  • Dor nociplástica: é resultado de uma ampliação da sensibilidade do sistema nervoso central após uma lesão, ou seja, essa dor permanece sendo sentida, mesmo após a cicatrização/cura da lesão sofrida;

  • Dor neuropática: É crônica, causada por lesões ou doenças que afetam o sistema nervoso. Possível ser descrita como uma sensação de queimação, formigamento ou dor pulsante;

  • Dor socioemocional: Causada por fatores emocionais, como estresse, ansiedade, depressão, etc. Capaz de ser descrita como uma sensação de aperto no peito, dor de cabeça ou dor muscular.


Dor aguda x crônica

  • Dor aguda é uma sensação intensa e de curta duração, geralmente causada por algum trauma ou lesão;

  • Dor crônica: é persistente e pode durar até três meses. É capaz de ser desencadeada por fatores físicos, emocionais ou psicológicos e é mais difícil de tratar, afetando a qualidade de vida do paciente.



A evolução da dor aguda

A dor aguda não possui um único nível de intensidade e, em alguns casos, pode acabar sendo tratada como algo secundário e não recebendo o tratamento adequado.


Com a falta de acompanhamento e deixada por muito tempo sem tratar, a condição pode evoluir e se tornar uma dor crônica, uma situação muito mais complicada, capaz de dificultar pelo resto da vida do paciente e diminuindo sua qualidade de vida.

Dor latente x referida

  • Dor latente: é uma dor que não é sentida imediatamente, mas que pode se manifestar mais tarde, as causas podem variar entre condições médicas, como artrite, tendinite ou lesões musculares. É desencadeada por movimentos repetitivos ou esforços físicos, e geralmente é difícil de diagnosticar;


  • Dor referida: é uma dor sentida em uma área diferente daquela onde o problema está localizado. É resultado de uma lesão ou doença que afeta um nervo - ou um grupo de nervos - que então envia sinais de dor para outra área do corpo. É presente na síndrome dolorosa miofascial, caracterizada pelos famosos "pontos gatilhos".


Ponto gatilho

Um ponto gatilho é uma área de tensão muscular localizada que pode causar dor no local, dor referida, espasmos musculares, fraqueza muscular, formigamento e outros sintomas.


Estes pontos gatilhos são comumente encontrados em pessoas com síndrome dolorosa miofascial (SDM).


São geralmente sensíveis ao toque e existe a possibilidade de serem desencadeados por lesões, estresse, má postura, uso excessivo de músculos, etc.


O tratamento das doenças “invisíveis”

Por muitos anos, a norma quando se tratava de cuidar de doenças “invisíveis”, caracterizadas por uma dor incessante e sem lesão óbvia (como a fibromialgia) era a prescrição de remédios para dor que serviam apenas para “mascarar” o sintoma. Foi comprovado ser uma prática responsável por gerar um vício em opioides nos pacientes que não conseguiam um tratamento adequado para sua condição.


Hoje, com o avanço da medicina e dos tratamentos modernos, existem formas mais humanas de cuidar de casos assim, devolvendo não só a qualidade de vida para aqueles que antes viviam com uma incessável dor, mas também a sua dignidade como ser humano, e não só sintoma.


Algumas das terapias que o Dr. Edson realiza incluem:


Sendo um especialista em sua área, Edson Santiago é mais que um fisioterapeuta, mas um parceiro que irá fazer o possível e além para entregar a todos os pacientes a melhor qualidade de vida possível, por meio de uma abordagem que combina o melhor das mais inovadoras tecnologias com a calorosa interação humana!

1.016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page