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Dor no joelho ao correr: principais causas, sintomas e tratamento

A corrida é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades que buscam diversos objetivos seja profissional, ou para buscar o emagrecimento, apenas por hobby/lazer ou para melhorar o condicionamento físico.

A corrida traz diversos benefícios para o praticante mas assim como qualquer esporte, se não for realizada com o acompanhamento de um profissional, pode trazer malefícios como dores musculares e articulares. Estima-se que o Brasil tenha entre 5 e 6 milhões de corredores de rua, sendo que uma maioria esmagadora pratica a corrida sem qualquer tipo de orientação. E sem orientação, os atletas podem sofrer as consequências de uma corrida inadequada, acarretando em problemas sérios no joelho.


Quais as principais causas de dores no joelho ao correr?

Existem inúmeras causas para as dores no joelho durante ou após a corrida, durante uma corrida, o impacto contínuo sobre as articulações são até três vezes maior que o peso do praticante, o que pode acarretar muitas vezes no desequilíbrio da musculatura, maior sobrecarga na cartilagem articular, maior necessidade de estabilização dos ligamentos que podem sobrecarregar a lesão.



Quais os tipos mais comuns de lesões nos joelhos dos corredores?

Segundo especialistas, essas são as lesões mais comuns:

  • Condromalácia: uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro e pode ser causada por desalinhamento na patela, trauma por fricção crônica de força excessiva aplicada ao joelho ou evolução agressiva dos treinos e insistência em atividades com dor.

  • Tendinite Patelar: é uma inflamação de um tendão e pode ser causada por excesso de uso e esforço repetitivo, fraqueza na musculatura da perna ou falta de alongamento.

  • Síndrome Iliotibial: é uma inflamação no tecido conectivo entre a àrea que se estende do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur, que pode ser causada por falta de força dos abdutores do quadril, aumento não planejado do volume de treinos, desalinhamento nos joelhos ou encurtamento muscular.

  • Tendinite da "pata de ganso": é uma hipersolicitação na região que tensiona os três tendões da tíbia (sartório, grácil e semitendinoso) gerando uma inflamação local, que pode ser causado pelos mesmos motivos da tendinite patelar.


O que fazer para aliviar a dor no joelho ao correr?

Algumas dicas são valiosas para evitar ou aliviar a dor, confira:

  • Aplicar gelo no local da dor, por pelo menos 30 minutos, logo após a corrida e algumas vezes ao dia;

  • Em caso de dor lateral do joelho, automassagem na região lateral da coxa com um rolo;

  • Só aumente o volume do seu treino com orientação de um profissional;

  • Fortaleça a musculatura do joelho e quadril através de exercícios localizados;

  • Mantenha o equilíbrio entre boas horas de sono e boa alimentação.


Quando devo procurar ajuda profissional para as dores no joelho?

Caso os sintomas persistirem por mais de 2 ou 3 dias, é primordial consultar um especialista quando:

  • A dor é tão intensa que te impede de realizar tarefas diárias;

  • Surgem estalos constantes na articulação;

  • O joelho se encontra deformado devido ao inchaço;

  • Outros sintomas como febre ou formigamento começam a aparecer;

Nestes casos, o ideal é buscar ajuda profissional, pois apenas com o diagnóstico exato, o paciente será submetido a melhor forma de tratamento para o seu caso.


Devo buscar um ortopedista ou um fisioterapeuta?

Os ortopedistas devem ser consultados quando há problemas congênitos ou após traumas intensos e lesões que necessitam de cirurgias de correção. Já o fisioterapeuta pode ser indicado em fase inicial e quando não há um quadro cirúrgico.

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