top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Vitor Maneschy

Fascite plantar: o dano aos corredores e como a terapia de ondas de choque podem ajudar

Atualizado: 28 de jul. de 2023

“Contratempos fazem parte do atletismo”, a frase de Usain Bolt reflete o espírito do texto de hoje ao analisarmos como uma lesão comum pode prejudicar a vida de quem pratica corrida.


Usain bolt fazendo sua clássica posição de vitória.
Fonte: Google Imagens

Fascite plantar, e agora?

Não é novidade que faz parte da vida de todo atleta, seja amador ou profissional, sofrer alguma lesão. Por maior que seja o cuidado, ninguém é imune a isso. A fascite plantar é um processo degenerativo que ocorre na fáscia plantar, estrutura que ajuda a amortecer o impacto na região do pé, como consequência de um desgaste causado por sobre uso.


Ilustração representando a fascite plantar.
Fonte: Google Imagens

Para o corredor, isso cria uma barreira na capacidade do atleta de praticar o esporte. A condição tem um maior agravante, em particular, para atletas amadores ou apenas entusiastas do esporte, lesões como essa podem acabar afastando o paciente da realização de atividades físicas.



Não tem mistério, uma boa recuperação depende do trabalho conjunto entre o profissional da saúde e o paciente, para voltar às corridas é primeiro se dedicar no tratamento. Esses são alguns exemplos de como você pode alcançar uma melhora mais eficaz:


  • Exercícios de fortalecimento: uma vez que, naturalmente não seja mais possível manter um treino constante, a musculatura afetada irá perder força. Com a ajuda de um fisioterapeuta, é possível realizar exercícios direcionados à sua condição e devolver, no seu ritmo, a musculatura ao seu antigo estado.


  • O músculo sóleo: Ele se insere na superfície posterior do calcâneo, através do tendão do calcâneo. Comumente chamado de tendão de Aquiles. Levando em conta que 70% dele acaba passando por trás do calcâneo e se transformando na fáscia plantar, portanto, quando existe dor ou algum problema aqui, é capaz de aumentar a dor da fascite plantar por conta de sua disposição anatômica. Isso obviamente eleva o desconforto da fascite plantar e piora o dia a dia. A liberação miofascial é uma aliada chave para lidar com esse problema e não deve ser deixada de lado!


Imagem ilustrando a fáscia plantar.
Fonte: Google Imagens
  • Cuide do seu peso: fascite plantar não é algo que ocorre uma única vez, portanto, é bom tomar medidas que diminuam os riscos de ocorrer novamente. Estar acima do peso e/ou não estar se alimentando de forma adequada contribui diretamente para novas lesões.



O tratamento certeiro, o profissional certo!

A terapia de ondas de choque se mostrou como um dos melhores recursos para o tratamento da fascite plantar, oferece benefícios profundos em conjunto a terapia manual e um atendimento individualizado e planejado pelo fisioterapeuta, para o paciente.


Caracterizado por ser um tratamento não invasivo, que utiliza ondas de choque para diversas áreas musculoesqueléticas do corpo (como o joelho, ombro ou calcanhar), com o propósito de reduzir a dor e acelerar a cicatrização dos tecidos afetados.


Procedimento de Ondas de choque no pé.

É um método que se baseia em uma extensa gama de evidências médicas, obtidas perante diversos estudos clínicos, nos quais apontam uma taxa de sucesso elevada em pacientes que utilizaram desta técnica em seu tratamento; por exemplo:

  • Tempo menor de recuperação;

  • Melhores resultados em reabilitação de movimento em casos como tendinite de aquiles e fascite plantar;

  • Recuperação menos dolorosa, alivia a dor de forma consistente e permite uma maior tranquilidade para o paciente.

Nas mãos do profissional certo, se torna o tratamento ideal! E esse profissional é o Dr. Edson!


O Dr. Edson Santiago desfruta das mais novas tecnologias e um toque humano, em uma abordagem combinada e com um padrão de excelência, para devolver seus pacientes a um estado melhor que antes da lesão. O tratamento que você precisa, o cuidado que você merece!


Bibliografia

- Pubmed

- NIH

- BMJ

- The Cleveland Clinic


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page