top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Foto do escritorEdson Santiago

O que é a fascite plantar? Tudo o que você precisa saber

Atualizado: 19 de jul. de 2023

A fascite plantar é um processo inflamatório que ocorre na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Conheça um pouco mais sobre essa condição e como tratá-la.


O que é a fascite plantar?


A fascite plantar é caracterizada por um processo inflamatório ou degenerativo na fáscia plantar - uma membrana de tecido que ajuda a manter a curvatura do pé firme e a amortecer e distribuir o impacto. Em pacientes comeste transtorno, essa membrana se torna incapaz de realizar a função de amortecimento, resultando em uma dor aguda no pé, de baixo do calcanhar, que pode ser descrita como uma “pontada”.

O que é a fascite plantar?A fáscia plantar abrange a sola do pé, e a dor ocorre abaixo do calcanhar.
Fonte: Google Imagens

Sintomas


É uma dor que começa forte pela manhã, ao darmos os primeiros passos para fora da cama, e costuma mostrar sintomas de alívio durante o dia em períodos de constante movimento. É comum o desconforto retornar à noite, pois a dor também ocorre em estados de repouso. Sem buscar ajuda, existe a chance da dor aguda se transformar em uma dor crônica. Com o tempo, a sensação dolorosa é capaz de se espalhar por quaisquer pontos da fáscia plantar, eventualmente causando alterações na marcha (o movimento completo de dar um passo) e, por consequência, gerar lesões nos joelhos e no quadril.



Diagnóstico


De acordo com um estudo científico publicado na revista Brazilian Journals, a fascite plantar é responsável por 11% a 15% de todas as lesões no pé.b A dor registrada em pacientes com essa condição assemelha-se à pacientes de esporão do calcâneo (um tipo de crescimento irregular do osso do calcanhar). Fazer exames como uma ressonância, ultrassom e raio x são essenciais para o diagnóstico correto e ao mesmo tempo, descartando a possibilidade de ser um diferente tipo de lesão.


Causas e fatores de risco


A fascite plantar afeta tanto homens quanto mulheres, geralmente manifestando-se em pacientes na faixa de 40 a 60 anos, um intervalo de idade onde é comum a elevada taxa de obesidade e ganho rápido de peso.


Existem também outros fatores de risco presentes em pessoas que sofrem com pés planos ou chatos - categorizados pelo arco plantar mais baixo, maior área de apoio da sola do pé com o solo - ou pés cavos - categorizados pelo arco plantar mais alto, menor área de apoio da sola do pé com o solo -.


Veja abaixo outros motivos capazes de facilitar o desenvolvimento da fascite plantar, como, por exemplo:

  • uso de sapatos inadequados;

  • falta de orientação adequada para atletas profissionais ou amadores;

  • muitas horas de trabalho em pé;

  • envelhecimento natural do indivíduo.


Tratamento indicado:

Por meio da fisioterapia, são realizados exercícios para fortalecimento da musculatura do pé, sessões de liberação miofascial e treino de propriocepção - realizado em pacientes que lidam com algum tipo de torção ou condição similar, tem o objetivo de recuperar a resposta neural de prevenir um movimento capaz de causar uma lesão. Um diferencial que torna o processo mais eficaz é a utilização de ondas de choque, que geram um resultado melhor juntamente aos exercícios de fortalecimento, durante os estágios iniciais do tratamento.





Fontes: 1) Risk Factors for Plantar Fasciitis in Physically Active Individuals: A Systematic Review and Meta-analysis. 2) Foot and Ankle Injuries in Runners.





230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page