A bursite consiste na inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido que absorve parte do impacto dos movimentos e que têm como função facilitar o movimento dos tendões e dos músculos sobre as proeminências ósseas. Quando uma das bursas do joelho se inflama, ocorre a bursite no joelho.
Sinais e Sintomas da Bursite no Joelho
Alguns sintomas são comuns, como: sensibilidade na região inflamada, inchaço, dificuldade de movimento, calor na área e dor em atividades que exigem mais do joelho, com por exemplo, subir ou descer escadas.
Tipos de Bursite no Joelho
1. Bursite Pré-Patelar
A Bursite Pré-Patelar é uma inflamação que ocorre na parte da frente do joelho, logo acima da patela. É uma condição comum entre pessoas que passam longos períodos ajoelhadas. Os principais sintomas são: dor e inchaço abaixo do joelho.
2. Bursite Anserina
A Bursite Anserina ocorre no lado interno do joelho, situada entre o ligamento colateral mediano e os tendões mediais do joelho dos músculos grácil, sartório e semitendinoso. Essa condição está ligada ao uso exagerado do joelho, e por isso, é frequente em atletas e corredores.
3. Bursite Iliotibial
A Bursite Iliotibial acomete o lado externo do joelho, entre a parte exterior do osso da canela e a faixa iliotibial. A dor é frequente no joelho mas pode se estender até o quadril, influenciando a lateral da coxa.
4. Bursite Infrapatelar
A inflamação Infrapatelar pode ocorrer em duas bursas diferentes: a bursa infrapatelar superficial, localizada entre a pele e o tendão patelar, e a bursa infrapatelar profunda, que se encontra atrás do tendão patelar, amortecendo a parte de trás do osso da canela (tíbia).
5. Bursite Semimembranosa ou Cisto de Baker
Conhecida como Cisto de Baker, a Bursite Semimembranosa é uma das inflamações mais comuns no joelho. Localizada atrás do joelho, tem como principal sintoma o inchaço e dor atrás do joelho. Na grande maioria das vezes, está associado à artrite.
Possíveis Causas da Bursite no Joelho
A bursite no joelho pode ser causada por vários fatores, como:
Excesso de forças friccionais que podem ocorrer durante alguma atividade física;
Lesões, como quedas ou golpes no joelho;
Inflamação no músculo tensionado.
Infecção bacteriana da bursa;
Obesidade;
Repetição excessiva no joelho, como agachar ou ajoelhar.
Além desses fatores, ficar de joelhos em superfícies duras por um longo período de tempo, pode também levar à formação de uma bursite.
Como é feito o tratamento da Bursite no Joelho?
Como existem diversos tipos de tratamentos, é fundamental realizar um diagnóstico correto para encontrar o melhor caminho.
Fisioterapia para Bursite no Joelho
A fisioterapia é uma ótima opção de tratamento, pois ajuda a reduzir o processo de inflamação, alivia a dor e diminui a sobrecarga sobre as bursas inflamadas.
Técnicas mais utilizadas no Tratamento da Bursite no Joelho
Agulhamento a seco;
Liberação Miofacial;
Terapia Combinada;
Laser.
Comentários