É extremamente comum ouvirmos pessoas de todas as idades se queixarem de dores no joelho. O desconforto no joelho é um sintoma que pode surgir de diversas formas, seja devido ao desgaste da articulação ou às lesões esportivas, podendo estar associada a causas mais simples ou mais graves, por isso, a dor no joelho nunca deve ser ignorada!
Por mais que o joelho conte com estruturas importantes de estabilização e flexibilidade, ele pode ser diretamente afetado por diversas lesões, sendo algumas delas as contusões, traumas ou desgastes. Geralmente a dor é provocada pelo uso excessivo ou repetitivo dos joelhos, ou pela falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da articulação. Há diversos quadros de dor, onde ela pode surgir e desaparecer esporadicamente, e quadros onde a dor é constante.
O que pode ser a dor no joelho?
Confira as principais causas dos tipos de dores:
Dor do lado de fora (lateral) do joelho: normalmente é a síndrome da banda iliotibial que é comum em atletas que correm longas distâncias; também pode indicar lesão no menisco lateral ou lesão no ligamento colateral;
Dor do lado de dentro do joelho: está relacionada a problemas de desalinhamento como entorse, lesões ligamentares, meniscais, tendinopatias ou degenerações articulares.
Dor no joelho ao acordar: geralmente está associado a existência de artrite reumatoide na articulação.
O que faço para aliviar a dor no joelho?
Nos casos mais simples, como entorse, quedas e pancadas: é recomendado aplicar compressas de gelo de 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
Quando devo procurar ajuda profissional para as dores no joelho?
Caso os sintomas persistirem por mais de 2 ou 3 dias, é primordial consultar um especialista quando:
A dor é tão intensa que te impede de realizar tarefas diárias;
Surgem estalos constantes na articulação;
O joelho se encontra deformado devido ao inchaço;
Outros sintomas como febre ou formigamento começam a aparecer;
Nestes casos, o ideal é buscar ajuda profissional pois apenas com o diagnóstico exato, o paciente será submetido a melhor forma de tratamento para o seu caso.
Devo buscar um ortopedista ou um fisioterapeuta?
Os ortopedistas devem ser consultados quando há problemas congênitos ou após traumas intensos e lesões que necessitam de cirurgias de correção. Já o fisioterapeuta pode ser indicado em fase inicial e quando não há um quadro cirúrgico.
Como evitar a dor nos joelhos?
Busque por atividades físicas de pouco impacto e que fortaleçam a musculatura, como: caminhada, natação e pilates;
Mantenha-se no peso ideal para não sobrecarregar o joelho;
Sempre realize o aquecimento correto antes de iniciar qualquer atividade física.
Não deixe que a dor nos joelhos atrapalhe a sua rotina e a sua saúde, agende uma avaliação!
コメント