top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Foto do escritorEdson Santiago

Conheça as lesões mais comuns em corredores

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Apesar dos inúmeros benefícios, a Corrida é um esporte que, assim como toda atividade física, também pode causar determinadas lesões. Elas podem ocorrer pelo uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino.

Separei as lesões mais comuns entre os corredores e também qual é a melhor forma de tratá-las. Vamos lá?


1. Fascite plantar

É a inflamação do tecido que se estende por toda a sola do pé, desde o calcanhar até os dedos. Pode provocar dor e dificuldade para caminhar. O tratamento normalmente é feito à base de medicamentos e fisioterapia.

modelo fascite plantar
Fonte: Google Imagens

2. Tendinite do Tendão Tibial Posterior

A lesão ou degeneração causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Causada pelo esforço e degeneração do tendão, por conta de uma inflamação aguda. Essa lesão é mais comum do que se imagina e é frequente em pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres.

Modelo tendinite do tibial posterior
Fonte: Google Imagens

3. Inflamação na canela

É causada pelo desgaste da tíbia, o osso frontal na parte superior da perna. Existem dois tipos de canelite: a posterior e inferior. Em ambos os casos o principal sintoma é a dor forte na perna. O tratamento inclui repouso, gelo e analgésicos.

modelo inflamação canela
Fonte: Google Imagens

4. Entorse no tornozelo

É a ruptura total ou parcial dos ligamentos, normalmente ocorre quando a pessoa se descuida e vira o pé. A torção pode causar dor e inchaço. Nos quadros mais simples é tratada com repouso e compressas de gelo e água quente, já em casos mais graves é necessário acompanhamento fisioterapêutico.

modelo entorse de tornozelo
Fonte: Google Imagens


5. Condromalácia Patelar (Joelho de Corredor)

Causada por má postura ou descompensação muscular. Pode gerar desconforto e dores que aparenta ser nas cartilagens, mas que na verdade vêm dos tecidos da patela. Normalmente o tratamento é feito por meio de fisioterapia e reeducação dos movimentos do joelho para a prática da corrida.

modelo condromalacia patelar
Fonte: Google Imagens

6. Cãibra Muscular

Se existe um quadro que pode ser considerado um verdadeiro fantasma para o corredor, sem dúvida é um episódio de cãibra. Trata-se de um espasmo (contração involuntária) de um ou mais músculos que, por manterem-se nesse estado de contração vigorosa, provocam um quadro de dor geralmente muito intensa.



7. Estiramento Muscular na região posterior da coxa

Ocorre quando as fibras do músculo são esticadas além de seu limite ou quando a amplitude do movimento na corrida é mais curta que o necessário, a dor do estiramento é imediata. O tratamento mais utilizado é a fisioterapia.

modelo estiramento muscular
Fonte: Google Imagens

8. Lombalgia

Mais conhecida como dor na coluna, a lombalgia é uma das principais queixas entre os corredores. "A corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para mantê-lo dentro de uma postura correta. Por isso, se o exercício é feito de maneira errada, a pessoa com certeza terá dor nas costas", diz o ortopedista Moisés Cohen.

Homem com Lombalgia
Fonte: Google Imagens



9. Tendinite do Calcâneo (Tendinite de Aquiles)

Inflamação no tendão, que é osso do calcanhar ao músculo da panturrilha. Os principais sintomas são dores e sensibilidade no calcanhar. Esse tipo de tendinite pode ser tratado com fisioterapia e medicamentos.

modelo tendinite do aquiles
Fonte: Google Imagens



10. Lesão no menisco

Causada pela fadiga das cartilagens, normalmente é percebida pela dor na lateral dos joelhos. O tratamento também é feito com fisioterapia e em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.

A maioria das lesões se não tratadas podem evoluir para um quadro mais grave ou até mesmo tornar-se crônica, por isso é sempre importante contar com a orientação de especialistas e adaptar o estilo de corrida ao seu preparo físico.

Modelo de lesão no menisco
Fonte: Google Imagens


477 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page