top of page

FIQUE LIVRE DAS SUAS DORES!

  • Foto do escritorDr Edson Santiago

Entendendo a Bursite no Ombro: Causas, Sintomas e Tratamentos

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

Ilustração musculoesquelética do ombro.
Fonte: Google Imagens

Quais as causas mais comuns?

A bursite no ombro pode ser causada pelo uso excessivo da articulação, em especial quando existe uma repetição de movimento com os braços acima da linha da cabeça. Estes são alguns exemplos de possíveis causas para a lesão:

  • Traumatismos;

  • Infecções;

  • Lesões por esforço;

  • Movimentos repetitivos.


Os atletas têm um grande risco de sofrerem com tal condição. Em especial, nadadores correm um risco elevado devido à essência do esporte: necessitar a repetição de movimentos com os braços acima da linha da cabeça.


A imagem mostra um nadador, nadando em uma piscina olímpica.

Receber alguma pancada direta, tentar se levantar do chão usando apenas um braço de apoio, realizar alguma ação muito brusca ou carregar algum objeto pesado repentinamente, são todas situações propensas a resultar na bursite nos ombros.


Quais os sintomas?

A lista reportada de sintomas nos pacientes é parecida, sendo composta normalmente por:

  • Dor em todo o ombro, especialmente na parte superior;

  • Dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, devido à dor;

  • Fraqueza muscular em todo o braço afetado;

  • Pode haver sensação de formigamento local que irradia por todo o braço.

Apesar dos sintomas apresentados serem parecidos, a intensidade varia para cada paciente, no melhor dos casos sendo uma leve inconveniência nas atividades do dia a dia e no pior, necessitando de intervenção cirúrgica. Dito isso, é vital a procura de um tratamento para impedir o avanço da doença e controlar os danos causados, em casos de após cirurgia.


Tratamentos indicados

O acompanhamento fisioterapêutico é essencial para uma recuperação completa, um trabalho em conjunto com o profissional certo é necessário para ter melhores resultados, já que ele estará coordenando os exercícios para retornar a força aos músculos do braço afetado, verificando seu progresso e se certificando de que todas as medidas corretas estejam sendo tomadas.


Ondas de Choque

Um tratamento com excelentes resultados em outros pacientes é a terapia por ondas de choque. É uma técnica inovadora, não invasiva e com a capacidade de facilitar a recuperação, aliviar a dor e tornar o processo de cura mais tranquilo.


Esse tratamento pode ajudar a melhorar a sua qualidade da vida, permitindo retomar atividades que foram limitadas, além de diminuir a necessidade de medicamentos analgésicos, que podem ter efeitos colaterais indesejados



O Dr. Edson é um especialista em ondas de choque e com sua abordagem que mistura o contato humano com as inovações tecnológicas, seus pacientes têm o melhor tratamento. Não deixe as dores te impedirem de viver uma vida completa, entre em contato e marque a sua consulta!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Não deixe a dor controlar sua vida!  Busque o tratamento que você merece!

Marque uma consulta agora mesmo e recupere sua saúde e bem-estar

coluna_vertebral_edson_santiago-01-01.jp

AGORA QUE JÁ NOS CONHECEMOS

ENTRE EM CONTATO!

Whatsapp

Ou me ligue (11) 96933 - 5115

Ícone Whatsapp para whatsapp do Edson Santiago
bottom of page